Manuscritos em pergaminho contendo o livro de Atos dos Apóstolos e epístolas paulinas do Novo Testamento, todos escritos em grego no século X. Encontram-se atualmente na Biblioteca Medicea Laurenziana (Plutei IV. 29), em Florença, Itália.
Com mais informações da Wikipédia:
Minúsculo 457 (na numeração de Gregory-Aland), α 67 (na numeração de Soden), é um manuscrito minúsculo grego do Novo Testamento, escrito em pergaminho. Paleograficamente foi atribuído ao século X. O manuscrito tem conteúdos complexos. Anteriormente foi marcado por 87 um e 97 p.
Descrição
O códice contém o texto de Atos dos Apóstolos, epístolas católicas e epístolas Paulinas em 294 folhas de pergaminho (26 cm por 19,58 cm). Ele é escrito em uma coluna por página, em 19 linhas por página. O texto é dividido de acordo com a κεφαλαια (capítulos), cujos números são dadas na margem, e seus τιτλοι (títulos) no topo das páginas.
Ele contém Prolegomena, tabelas do κεφαλαια (tabelas de conteúdo) antes de cada livro, assinaturas no final de cada livro, com números de στιχοι. A ordem dos livros: Atos dos Apóstolos, epístolas católicas e epístolas paulinas.
Texto
O texto grego do códice é um representante do texto-tipo bizantino. Aland colocou-o na Categoria V.
História
O manuscrito foi examinado e ligeiramente coligidos por Birch e Scholz. Antonio Maria Biscioni publicou o seu fac-símile em 1752. Antigamente era rotulado por 87 um e 97 p. CR Gregory viu em 1886. Em 1908 Gregory deu número 457 a ele.
É abrigado atualmente na Biblioteca Laurentina (Plutei IV. 29), em Florença.