Manuscritos em pergaminho contendo os quatro Evangelhos do Novo Testamento, escritos em grego no século X. Encontram-se atualmente na Biblioteca Britânica (Burney 19), em Londres, Inglaterra.
Com mais informações da Wikipédia:
Minúsculo 481 (na numeração de Gregory-Aland), ε 1017 (na numeração de Soden), é um manuscrito minúsculo grego do Novo Testamento, escrito em pergaminho. Paleograficamente foi atribuído ao século X. Scrivener marcou-o pelo número 569. O manuscrito tem conteúdos complexos.
Descrição
O códice contém o texto dos quatro Evangelhos em 218 folhas de pergaminho (tamanho 22,4 cm por 17,7 cm). Ele é escrito em uma coluna por página, 22 linhas por página. É cópia limpa e elegante, antes de cada Evangelho tem um retrato de seu escritor.
É um dos poucos manuscritos que são destituídos de aparelhos litúrgicos. O estilo da escrita é sem forma, a ausência de todas as notas, κεφαλαια (capítulos), etc. Duas inscrições afirmam que ele pertencia em 1809 à Biblioteca do St. Laurence no Escurial. Ele contém retratos de evangelistas.
Texto
O texto grego do códice é um representante do texto-tipo bizantino. Hermann von Soden classificou-o à família textual I k (Família Π). Aland colocou-o na Categoria V. De acordo com o Método Claremont representa a família textuais K X em Lucas 10 e Lucas 20. Em Lucas 1 que pertence à família Π um. O texto de Lucas 22:43,44 é marcado por uma “Obelus”.
História
Atualmente ele é datado pelo INTF ao século X. O manuscrito foi feito em Escorial, em seguida, pertenceu a Charles Burney, como os códices 480 , 482 , 484 , 485 , e 184. Foi comprado pelo Museu Britânico em 1818. O manuscrito foi examinado por Scrivener, que publicou o seu texto em 1852. O manuscrito foi adicionado à lista de manuscritos do Novo Testamento por Scrivener (569). Gregory deu número 481 a ele quando os viu em 1883.
É abrigado atualmente no British Library (Burney 19) em Londres.