Manuscritos em pergaminho contendo os quatro Evangelhos do Novo Testamento, escritos em grego no século XIII. Encontram-se atualmente na Biblioteca Nacional da França (Gr. 50), em Paris, França.

 


Com mais informações da Wikipédia:

 

Minúsculo 13 (na numeração de Gregory-Aland), ε 368 (Soden), é um manuscrito minúsculo grego do Novo Testamento, em um pergaminho datado do século XIII. O manuscrito é lacunose. O texto do manuscrito é importante para a crítica textual. Tem marginalia e foi adaptado para uso litúrgico.

 

Descrição

 

Toque para ampliar em nova janela.O códice contém o texto dos quatro Evangelhos em 170 folhas de pergaminho (23,9 cm por 18,2 cm), com algumas lacunas (Mateus 1:1-2:20; 26:33-52; 27:26-28:9; Marcos 1:20-45; João 16:19-17:11; 21:2-25). O texto é escrito em duas colunas por página, 28-30 linhas por página, em letras minúsculas. De acordo com Scrivener "não está escrita corretamente".

 

O texto é dividido de acordo com a κεφαλαια (capítulos), cujos números são mostrados na margem, e seus τιτλοι (títulos dos capítulos) no topo das páginas. Há também uma outra divisão de acordo com os menores Seções de Ammonian (em Marcos 234 seções, a última em 16:9). Ela não tem referências aos Cânones Eusebianos.

 

Ele contém tabelas do κεφαλαια (tabelas de conteúdo) antes de cada Evangelho, marcações na margem (para uso litúrgico), Synaxarion, Menologion e assinaturas no final de cada Evangelho. Em inscrições são dadas números de ρηματα e números de στιχοι. De acordo com as assinaturas do Evangelho de Mateus foi escrito em hebraico, Marcos em latim e Lucas em grego. Os estados de subscrição que Mateus foi escrito em hebraico oito anos após a nossa Ascensão do Senhor, e continha 2522 ρηματα e 2560 στιχοι. Marcos foi escrito em latim dez anos depois da Ascensão, com 1.675 ρηματα e 1604 στιχοι. Lucas, em grego quinze anos depois com 3803 ρηματα e 2750 stichoi, e João trinta e dois anos depois com 1838 ρηματα.

 

Texto

 

Toque para ampliar em nova janela.O texto grego do códice é um representante do texto-tipo cesariana. Ele pertence à família textual conhecido como família 13, ou grupo Ferrar. Foi confirmado pelo Método Claremont. De acordo com Kurt e Barbara Aland concorda 150 vezes com o texto Bizantino contra os originais, 31 vezes com original contra o Bizantino e 71 Concorda com ambos. Tem também 54 leituras independentes ou distintivos. Alands classificou o texto do códice na Categoria III.

 

Os manuscritos do grupo Ferrar foram derivadas de um ancestral uncial uma vez localizada no sul da Itália (Calábria) ou Sicília no século VII.

 

Em Mateus 1.16 ele tem a mesma leitura textual como Codex Koridethi, o curetoniano siríaco, e resto dos manuscritos da família de Ferrar.

 

História

 

Acredita-se que o manuscrito foi escrito em Calabria ou Sicilia. Atualmente o manuscrito é datado paleograficamente para o século XIII. Pertencia ao arcebispo de Reims Le Tellier (1671 -1710) juntamente com códices 10 e 11. Foi usado por Kuster em sua edição de Mill Novum Testamentum (Paris). 

 

Toque para ampliar em nova janela.

 

Foi adicionado à lista de manuscritos do Novo Testamento por Wettstein, que lhe deu o número 13. Este número ainda está em uso. Foi examinado e descrito por Wettstein, Griesbach, Birch, Paulin Martin, WH Ferrar e J. Rendel Harris, Kirsopp Lake, e muitos outros paleógrafos e críticos textuais. CR Gregory viu o manuscrito em 1884. O texto deste manuscrito é altamente estimado por Griesbach.

 

Foi coligida em 1868 por WH Ferrar, e publicado postumamente por TK Abbott no livro um agrupamento de quatro importantes manuscritos dos Evangelhos. 

 

O códice está localizado agora na Bibliothèque Nationale de France (Gr. 50) em Paris.

 

Listamos abaixo 49 dos Principais Papiros e Pergaminhos da Bíblia selecionados pela Bíbliateca Teológica em ordem alfabética. Confira cada um deles:


 

 

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