Manuscrito contendo os quatro Evangelhos do Novo Testamento escritos no século VI em grego. Encontra-se atualmente na Biblioteca Nacional da Rússia, São Petersburgo, Rússia.
Com mais informações da Wikipédia:
Codex Petropolitanus Purpureus designado N ou 022 (Gregory-Aland), ε 19 (von Soden), é um manuscrito uncial grego dos quatro evangelhos, datado pela paleografia para o século VI. O Códex, junto com os manuscritos Φ, O, e Σ, pertence ao grupo do Unciais Purpúreo. O manuscrito é muito lacunose.
Contem 231 fólios dos quatro Evangelhos (32 x 27 cm). Escrito em duas colunas por página, em 16 linhas por página. O nomina sacra curto, escrito em ouro (ΙΣ, ΘΣ, ΚΣ, ΥΣ, et ΣΩΤΗΡ). Ele contém Seções de Ammonian, Cânones de Eusebian.
O texto grego desse codex é um representante do Texto-tipo Bizantino. Aland colocou-o entre a Categoria V. Os textos de Lucas 22,43-44, e João 7,53–8,11 são omissos. Foi desmembrado por cruzados antes do século XII. Atualmente encontra-se na Biblioteca Nacional da Rússia (Gr. 537), São Petersburgo, Rússia.