Manuscritos em velino contendo o Antigo Testamento, sendo a Septuaginta, escritos no século VI em grego.

 


Com mais informações da Wikipédia:

 

Codex Marchalianus, designado pelo Siglum Q, é uma cópia do manuscrito grego da Bíblia hebraica (Tanakh ou Antigo Testamento), conhecida como a Septuaginta. O texto foi escrito em velino, com letras unciais. Paleograficamente foi atribuído ao século VI. Seu nome foi derivado de um antigo proprietário, Rene Marchal.

 

Descrição

 

Toque para ampliar em nova janela.Na verdade, o manuscrito consiste de 416 folhas de pergaminho, mas as primeiras doze contem matéria patrística, e não fazem parte do manuscrito original.

 

As folhas medem 11 x 7 polegadas (29 x 18 cm). A escrita está em uma coluna por página, 29 linhas por coluna, e 24-30 letras em linha. Ele é escrito em negrito uncial do chamado estilo copta.

 

Na primeira metade do século XIX tinha a reputação de ser um dos mais antigo manuscrito da Septuaginta. É geralmente aceite que o Codex Marchalianus pertence, a uma família textual bem definido com características Hesychian, e seu texto é resultado da recensão Hesychian (junto com os manuscritos A, 26, 86, 106, 198, 233).

 

Listamos abaixo 51 dos Principais Códices da Bíblia selecionados pela Bíbliateca Teológica em ordem alfabética. Confira cada um deles:


 

Compartilhe este Artigo no Facebook:


Deixe Aqui seu Comentário: