Manuscrito Uncial em pergaminho contendo a Epístola do Apóstolo Paulo aos Romanos escrita em grego no século III. Encontra-se atualmente na Coleção Martin Schøyen em Oslo, Noruega.

 


Com mais informações da Wikipédia:

 

Manuscrito Uncial 220 (Gregory-Aland), é uma folha de um antigo códice grego do século III contendo a Epístola do Apóstolo Paulo aos Romanos.

 

Descrição

 

O Uncial 220 mede 12 x 15 cm em uma página de 14 linhas. A frente (4:23-5:3) está legível, mas pouco pode ser entendido do verso (5:8-12). O escriba escreveu em uma letra documentária reformada. As nomina sacra estão escritas de forma abreviada. Os Alands classificam o texto-tipo como sendo "estrito".

 

O Uncial 220 é uma testemunha inicial importante do texto-tipo Alexandrino, concordando com o Codex Vaticanus Graecus 1209 em tudo, exceto Romanos 5:1. Ele é classificado como "testemunha de primeira ordem, consistentemente citada" no Novum Testamentum Graece.

 

História

 

Ele foi adquirido no Cairo em 1950 por Leland C. Wyman, um professor de biologia na Universidade de Boston. Em seguida, foi comprado por Martin Schøyen e agora está preservado na Coleção Martin Schøyen em Oslo na Noruega. O texto foi publicado em inglês por William Hatch na Harvard Theological Review em 1952.

 

Listamos abaixo 49 dos Principais Papiros e Pergaminhos da Bíblia selecionados pela Bíbliateca Teológica em ordem alfabética. Confira cada um deles:


 

 

Compartilhe este Artigo no Facebook:


Deixe Aqui seu Comentário: