Manuscritos em pergaminho contendo os quatro Evangelhos do Novo Testamento, escritos em grego no século XIII. Encontram-se atualmente na Biblioteca Britânica (Egerton 2785), em Londres, Inglaterra.
Com mais informações da Wikipédia:
Minúsculo 715 (na numeração de Gregory-Aland), ε364 (von Soden), é um manuscrito minúsculo grego do Novo Testamento, escrito em pergaminho. Paleograficamente foi atribuído ao século XIII. O manuscrito tem conteúdos complexos. Scrivener rotulou como 564.
Descrição
O códice contém o texto dos quatro Evangelhos, em 176 folhas de pergaminho (tamanho 27 cm por 20,9 cm) e duas folhas em branco de papel modernas no início e no final. O texto é escrito em duas colunas por página, 27-29 linhas por página. O manuscrito foi ornamentada, as grandes letras iniciais em vermelho, as pequenas iniciais em vermelho.
O manuscrito contém Prolegomena, listas do κεφαλαια (tabelas de conteúdo) antes de cada Evangelho. O texto é dividido de acordo com a κεφαλαια (capítulos), cujos números são dadas na margem do texto e suas τιτλοι (títulos dos capítulos) são dados no topo. Há também uma outra divisão de acordo com os menores Secções Ammonian (em Marcos 237 seções, a última seção 16.15), que os números são dadas na margem, mas sem referências aos Cânones Eusebianos.
Ele contém marcações lecionarias na margem (adicionado manualmente mais tarde), incipits, Synaxarion, Menologion, subscrições no final de cada Evangelho, números de ρηματα e números de στιχοι. Ele contém extratos de um comentário de Eulogius de Alexandria e diagnóstico de Hesychius (fólios 175-176).
Texto
O texto grego do códice é um representante do texto-tipo bizantino. Hermann von Soden classificou-o como A k, relacionado com o texto comentado bizantino (juntamente com 534 , 546 , 558 , 573). Kurt Aland colocou-o na Categoria V. De acordo com o Método Claremont representa textual família K x em Lucas 1 e Lucas 10. Em Lucas 20 que tem misturado o texto Bizantino.
História
Scrivener data o manuscrito para o século XIII, Gregory data para o século XIII ou XIV. Atualmente o manuscrito é datado pelo INTF para o século XIII.
Nota em grego no fólio 2 com data de 25 de agosto de 1720. James Woodhouse († 1866), Tesoureiro Geral das Ilhas Jônicas. Foi comprado por Dean Burgon, então pertencia a WF Rose, e comprou para o Museu Britânico em 1893 (junto com minúscula 714, 716). Ele foi adicionado à lista de manuscritos do Novo Testamento por Scrivener (564) e Gregory (715). Gregory viu o manuscrito em 1883. O texto foi agrupado por Rose.
Atualmente o manuscrito está alojado na Biblioteca Britânica (Egerton 2785) em Londres.