Manuscritos em pergaminho contendo os quatro Evangelhos do Novo Testamento, escritos em grego no século XII. Encontram-se atualmente na Universidade de Michigan (Ms. 15), em Ann Arbor, Michigan, Estados Unidos.

 


Com mais informações da Wikipédia:

 

Minúsculo 543 (na numeração de Gregory-Aland) ε 257 (numeração de Soden) e rotulados como 556 por Scrivener, é um manuscrito minúsculo grego do Novo Testamento, escrito em pergaminho. Paleograficamente foi atribuído ao século XII.

 

Conteúdo

 

O códice contém o texto dos quatro Evangelhos, em 184 folhas grossas pergaminho (tamanho 28 cm por 23 cm), com várias lacunas (Mateus 12:11-13:10; Marcos 8:4-28; Lucas 15:20-16:9; João 2:22-4:6; 4:52-5:43; 11:21-47). Uma folha foi extraviada. O pergaminho é grosso e amarelado pela idade.

 

Toque para ampliar em nova janela.O texto do códice foi escrito em duas colunas por página, 27-30 linhas por página, 17 letras por linha, no ponteiro dos minutos, em tinta marrom. O mesmo escriba escreveu todos os quatro Evangelhos. Existem acentos utilizados sob forma regular, mas em algum tipo de sistema. Não é encontrado iota subscrito, e iota adscriptum ocorre muitas vezes (especialmente em Marcos).

 

As listas do κεφαλαια (capítulos) são colocados antes de cada Evangelho, números do κεφαλαια são dadas na margem esquerda, com a sua τιτλοι (títulos) em vermelho na parte superior das páginas. Há uma divisão de acordo com as secções Ammonian, com referências aos Cânones Eusebianos. Ele contém marcações lecionarias, Synaxarion, Menologion, assinaturas, ρηματα e στιχοι. A lista de κεφαλαια em Mateus está faltando e o Evangelho de Mateus começa no primeiro do códice. 

 

Citações do Antigo Testamento são indicadas na margem esquerda por uma letra ou sinal.

 

Texto

 

O texto grego do códice é um representante do texto-tipo cesariana. Ele pertence à família textual f 13, conhecido também como família de Ferrar. De acordo com Kurt e Barbara Aland concorda com o texto padrão Bizantino 151 vezes e 72 vezes com o bizantino, quando se tem a mesma leitura do texto original. Concorda 31 vezes com o texto original contra o bizantino. Ele tem 57 leituras independentes ou distintivas. Alands colocou-o na Categoria III. De acordo com o método Claremont representa a família textual f 13 em Lucas 1, Lucas 10, e Lucas 20, como um membro do núcleo. O Pericope adulterae segue Lucas 21:38, como em outros manuscritos da família de Ferrar.

 

História

 

Toque para ampliar em nova janela.J. Rendel Harris assinalou que o menology do grupo Ferrar contém santos que parecem ser peculiar a Calabria ou Sicília. Abbe Martin tinha afirmado anteriormente que certos traços paleográficos a serem observados nestes manuscritos foram uma característica dos scriptoria Calábria.

 

A senhora Burdett-Coutts

 

Da história do códice 543 nada se sabe até o ano de 1864, quando ele estava na posse de um negociante em Janina em Epeiros. Em seguida, foi comprado por ele e por um representante da Baronesa Burdett-Coutts (1814-1906), um filantropo, junto com outros manuscritos gregos (entre eles os códices 532 - 546). Eles foram transportados para a Inglaterra em 1870 -1871. O manuscrito foi apresentado por Burdett-Coutts à escola de Sir Roger Cholmely, e foi abrigada no Highgate (Burdett-Coutts III. 5), em Londres. Em 1922, foi adquirida pela Universidade de Michigan.

 

É abrigado atualmente na Universidade de Michigan (Ms. 15) em Ann Arbor.

 

Listamos abaixo 49 dos Principais Papiros e Pergaminhos da Bíblia selecionados pela Bíbliateca Teológica em ordem alfabética. Confira cada um deles:


 

 

Compartilhe este Artigo no Facebook:


Deixe Aqui seu Comentário: