Manuscritos em pergaminho contendo o livro de Atos dos Apóstolos, epístolas paulinas e o livro de Apocalipse de João, todos escritos em grego no século X. Encontram-se atualmente na Biblioteca Medicea Laurenziana (Plutei IV. 30), em Florença, Itália.
Com mais informações da Wikipédia:
Minúsculo 456 (na numeração de Gregory-Aland), α 52 (na numeração de Soden), é um manuscrito minúsculo grego do Novo Testamento, escrito em pergaminho. Paleograficamente foi atribuído ao século X. Anteriormente foi marcado por 86 a , 96 p , e 75 r. O manuscrito foi preparado para uso litúrgico.
Descrição
O códice contém o texto dos Atos dos Apóstolos, epístolas católicas, epístolas paulinas e o Livro do Apocalipse em 244 folhas de pergaminho (19 cm por 14,1 cm). O texto é escrito em duas colunas por página, em 32 linhas por página. O texto é dividido de acordo com a κεφαλαια (capítulos), cujos números são dadas na margem.
Ele contém Prolegomena, tabelas do κεφαλαια (tabelas de conteúdo) antes de cada livro sagrado, marcações lecionarias na margem (para uso litúrgico), as assinaturas no final de cada livro, e os números de στιχοι.
A ordem dos livros: Atos dos Apóstolos, epístolas católicas, epístolas paulinas (Filemon colocado antes de Hebreus), e o livro do Apocalipse.
História
O manuscrito foi examinado e ligeiramente confrontados por Birch e Scholz. Antonio Maria Biscioni publicou o seu fac-símile em 1752. Anteriormente foi marcado por 86 a , 96 p , e 75 r. CR Gregory os viu em 1886. Em 1908, Gregory deu o número 456 a ele.
É abrigado atualmente na Biblioteca Laurentina (Plutei IV. 30) em Florença.