Manuscritos em pergaminho contendo o livro de Atos dos Apóstolos e epístolas paulinas do Novo Testamento, todos escritos em grego no século XIII ou XIV. Encontram-se atualmente na Biblioteca Medicea Laurenziana (Plutei IV. 5), em Florença, Itália.
Com mais informações da Wikipédia:
Minúsculo 455 (na numeração de Gregory-Aland), ΟΘ 41 (na numeração de Soden), é um manuscrito minúsculo grego do Novo Testamento em papel. Paleograficamente foi atribuído ao século XIII ou XIV. Anteriormente, foi marcado por 85 um e 95p.
Descrição
O códice contém o texto dos Atos dos Apóstolos e as epístolas paulinas em 285 folhas de papel (31,1 cm por 25,2 cm). Ele é escrito em uma coluna por página, em 31-45 linhas por página. As letras são escritas acima das linhas. Ele contém Prolegomena, Synaxarion (livro litúrgico com hagiografias) e comentários de Teofilato.
A ordem dos livros: Atos dos Apóstolos, Romanos, Hebreus, Colossenses, 1-2 Tessalonicenses, Tito, 1-2 Coríntios, 1-2 Timóteo, Efésios, Filipenses, Gálatas, e Filemon.
História
O manuscrito foi examinado por Birch, Scholz e CR Gregory (1886). Antigamente era rotulado por 85 um e 95 p. Em 1908, Gregory deu o número 455 a ele.
É abrigado atualmente na Biblioteca Laurentina (Plutei IV. 5) em Florença.