Manuscritos em pergaminho contendo o livro de Atos dos Apóstolos e epístolas paulinas do Novo Testamento, todos escritos em grego no século X. Encontram-se atualmente na Biblioteca Medicea Laurenziana (Plutei IV. 1), em Florença, Itália.
Com mais informações da Wikipédia:
Minúsculo 454 (na numeração de Gregory-Aland), Ο 8 (na numeração de Soden), é um manuscrito minúsculo grego do Novo Testamento, em pergaminho. Paleograficamente foi atribuído ao século X.
Descrição
O códice contém o texto dos Atos dos Apóstolos, epístolas católicas e epístolas paulinas, em 244 folhas de pergaminho (33 cm por 25 cm). Falta Hebreus 13:21-25. O texto é escrito em duas colunas por página, em 32 linhas por página. O texto é dividido de acordo com a κεφαλαια (capítulos), cujos números são dadas na margem, e seus τιτλοι (títulos) no topo das páginas.
Ele contém Prolegomena, tábuas da κεφαλαια (tabelas de conteúdo) antes de cada livro, as assinaturas no final de cada livro, com números de στιχοι , e uma comentários (Crisóstomo nos Atos dos Apóstolos e Nicetas na todas as Epístolas).
Texto
O texto grego do códice é um representante do texto-tipo bizantino. Aland colocou-o na Categoria V. A ordem dos livros: Atos dos Apóstolos, epístolas católicas e epístolas paulinas (Hebreus colocado antes de 1 Timóteo).
História
O manuscrito foi examinado e ligeiramente confrontados por Birch e Scholz. Antonio Maria Biscioni publicou o seu fac-símile em 1752. CR Gregory o viu em 1886. O manuscrito foi adicionado à lista de manuscritos do Novo Testamento por Scholz (1794-1852). Antigamente era rotulado por 84 um e 94 p. Em 1908 Gregory deu o número 454 a ele.
É abrigado atualmente na Biblioteca Laurentina (Plutei IV. 1) em Florença.