Manuscritos em pergaminho contendo os quatro Evangelhos do Novo Testamento escritos em grego no século XI ou XII. Encontram-se atualmente na Biblioteca da Universidade de Basileia (AN IV. 1), em Basileia, Suíça.

 


Com mais informações da Wikipédia:

 

Minúsculo 2 (por Gregory-Aland ), ε 1214 (por Soden), é um manuscrito minúsculo grego do Novo Testamento, datado paleograficamente para o século XI ou XII. Foi usado por Erasmo em sua edição do texto grego do Novo Testamento e se tornou a base para o Textus Receptus nos evangelhos. O manuscrito tem conteúdos complexos.

 

Descrição

 

Toque para ampliar em nova janela.O códice contém o texto completo dos quatro Evangelhos nas 248 folhas de pergaminho com tamanho de 19,5 cm por 15,2 cm (texto apenas 13,6 cm por 9,9 cm). O texto é escrito em uma coluna por página, 20 linhas por página, em letras minúsculas e contêm ornamentos coloridos, as letras iniciais em vermelho.

 

O texto é dividido em capítulos, cujos números são mostrados na margem (não em João), e as suas τιτλοι (títulos dos capítulos) na parte superior das páginas. Há também outra divisão de acordo com os menores Seções Ammonian. Mateus é dividido em 359, Marcos - 240, Lucas - 342, e João em 231 seções Ammonian (número aceite comum das secções Ammonian: 355, 235, 343, 232). Não há referências aos Cânones Eusebianos.

 

As tabelas do κεφαλαια (tabelas de conteúdo) estão antes de cada Evangelho e as assinaturas no final de cada Evangelho. Algumas folhas do códice foram perdidas, mas o texto dos Evangelhos tem sobrevivido em condições completas.

 

História

 

Toque para ampliar em nova janela.A história inicial do manuscrito e sua proveniência são desconhecidas. O códice foi comprado por monges em Basileia por dois florins renanos. Desde 1559 realizou-se na Universidade de Basel. A sua história mais tarde, é a mesma que a do Codex Basilensis e Codex Basilensis um IV. 2.

 

Desiderius Erasmus recebeu este códice dos dominicanos monges em Basileia, e, principalmente, usado como base para a parte dos Evangelhos da primeira edição de seu Novum Testamentum (1516), com correções de imprensa pela sua mão, e barbaramente marcou com giz vermelho para se adequar ao seu formato de página. Robert Estienne não consultou diretamente este manuscrito em sua Editio Regia (1550), mas desde a sua edição foi baseada no texto de Erasmo e tornou-se uma base para o Textus Receptus.

 

Martin Crusius usado este manuscrito em 1577. O manuscrito foi examinado por Bengel (codex β), Wettstein, Burgon, Hoskier, Gregory. De acordo com Bruce M. Metzger é um dos manuscritos inferiores usados por Erasmus. Wettstein deu para ele número 2 em sua lista. Este “siglum” ainda está em uso.

 

O códice está localizado agora na Biblioteca da Universidade de Basel (AN IV. 1) na Basiléia.

 

Listamos abaixo 49 dos Principais Papiros e Pergaminhos da Bíblia selecionados pela Bíbliateca Teológica em ordem alfabética. Confira cada um deles:


 

 

Compartilhe este Artigo no Facebook:


Deixe Aqui seu Comentário: