Manuscritos em pergaminho contendo os quatro Evangelhos do Novo Testamento escritos em grego no século XI. Encontram-se atualmente na Biblioteca Britânica (Harley 1810), em Londres, Inglaterra.
Com mais informações da Wikipédia:
Minúsculo 113 (na numeração de Gregory-Aland), ε 134 (Soden), é um manuscrito minúsculo grego do Novo Testamento, em folhas de pergaminho. Paleograficamente foi atribuído ao século XI.</p>
<p>O manuscrito tem conteúdos complexos, mas algumas folhas do códice foram fornecidos em papel por um lado moderno. O texto representa a tradição bizantina.
Descrição
O códice contém o texto completo dos quatro Evangelhos em 270 folhas de pergaminho (tamanho 22,9 cm por 16,7 cm). O texto é escrito em uma coluna por página, em 26 linhas por página, com amplas margens (tamanho do texto é de 16 cm por 10,5 cm). As folhas são dispostas em Quarto (quatro folhas em cadernos). As grandes letras iniciais são decoradas (motivos zoomórficas), os pequenos iniciais são escritos em ouro.
Fólios 1-13 foram adicionados em papel (possivelmente no século XVI), com pequenas iniciais simples em vermelho.
O texto é dividido de acordo com a κεφαλαια (capítulos), cujos números são dadas na margem do texto, e seus τιτλοι (títulos) no topo das páginas. Há também uma outra divisão de acordo com os menores Secções Ammonian, cujos números são dadas na margem, com referências aos Cânones Eusebianos (escrito abaixo do número de seção). As conclusões de cada seção de texto são escritas em formas geométricas.
Ele contém Prolegomena de Cosmas, Epistula ad Carpianum, as tabelas Eusebian em cores e ouro, tabelas do κεφαλαια (tabelas de conteúdo) antes de cada Evangelho, marcações lecionarias na margem para leituras da igreja, inscrições no final de cada Evangelho, e 24 imagens (retratos de evangelistas, histórias bíblicas importantes, etc.).
Texto
O texto grego do códice é um representante do texto-tipo bizantino. Hermann von Soden classificou-o à família textual Ik, agora conhecida como Família Π. Kurt Aland não coloca o texto grego do códice em qualquer Categoria.
De acordo com o Método Claremont representa a família textual Kx em Lucas 1 e Π473 em Lucas 10 e Lucas 20 (juntamente com minúscula 473). Ele pertence ao cluster textual 1053 em Lucas 1. O cluster tem o seguinte perfil em Lucas 10:1, 8 15, 22, 23, 25, 30, 47, 48, 53, 57, 60, 63, 64 , em Lucas 20: 4, 8, 9, 13, 19, 24, 26, 28, 34, 61, 62.
História
O lugar de origem do códice é desconhecida. Acredita-se que ele poderia ser escrito no Mediterrâneo Oriental (talvez Chipre ou Palestina). O manuscrito foi encadernado em um tempo moderno.</p>
<p>Griesbach data o manuscrito para o século X ou XI. Scrivener e Gregory datam o manuscrito para o século XI. Atualmente é datado pelo INTF ao século XI.
De acordo com a inscrição no primeiro fólio, pertenceu a Botiro no século XVI. Era uma parte da coleção de Robert Harley (1661-1724), e seu filho Edward Harley (1689-1741). Em 1753, foi comprado pelo governo britânico para o Museu Britânico.
O manuscrito foi examinado por Richard Bentley, que designou por θ. Griesbach examinou várias de suas passagens e, ocasionalmente, citou seus textos em seu Novum Testemantum Graece (por exemplo, em Mateus 3:8). Também foi examinado por Birch, Scholz, e Bloomfield. CR Gregory viu os manuscritos em 1883.
O manuscrito não foi mencionado na lista de Wettstein (o último número 112). Foi adicionado à lista dos manuscritos do Novo Testamento por Griesbach, que deram para ele número 113.
É abrigado atualmente na British Library (Harley 1810), em Londres.