Manuscrito contendo os livros do Novo Testamento quase completo, faltando apenas o livro de Apocalipse. Foram escritos em grego no século XII. Encontra-se atualmente na Universidade de Basileia, em Basileia, Suíça.
Com mais informações da Wikipédia:
Minúsculo 1 (na lista de Gregory-Aland), δ 254 (numeração de von Soden) e anteriormente designada por 1 eap para o distinguir do minúsculo 1 rK (anteriormente usado número 1) é um manuscrito minúsculo grego do Novo Testamento, geralmente datado paleograficamente ao século XII. Ele é escrito em 297 folhas de pergaminho e contém todo o Novo Testamento, exceto o livro do Apocalipse.
O códice foi preparado para uso litúrgico. Foi usado por Erasmus por sua omne Novum Instrumentum. O texto do manuscrito tem sido citado em todas as edições críticas do grego do Novo Testamento. Neste códice, o texto dos Evangelhos é mais altamente estimado por estudiosos do que a dos restantes livros do Novo Testamento. O códice está alojado na Biblioteca da Universidade de Basel, com o número de prateleira AN IV, 2 (anteriormente B. VI. 27).
Descrição
O códice contém todo o Novo Testamento (exceto de Livro do Apocalipse), na seguinte ordem: os Evangelhos, Atos dos Apóstolos, as epístolas paulinas (Hebreus é o último livro). O texto é escrito em uma coluna por página, 38 linhas por página, em folhas de pergaminho 297 (18,5 cm por 11,5 cm). Ele foi originalmente acompanhado de miniaturas, que foram roubados antes de 1860-1862 (exceto um do Evangelho de João, que permanece).
As dimensões do texto são 13,6 cm por 6,8 cm. Ele foi escrito em pergaminho de forma contínua e sem separação no elegante minúsculo, decorado com respirações (asper spiritus e Lenis spiritus) e acentos, em “Iota adscript”. As letras iniciais são douradas, e na primeira página de cada Evangelho o ponto final é uma grande bola dourada.
Texto
Em Perfil de Aland, Kurt e Barbara Aland classificou os códices dos Evangelhos na Categoria III, o que significa que tem importância histórica, com o perfil de 119 1 , 80 2 , 60 1/2 , 69 s. Isso significa que o texto do códice concorda com o texto padrão bizantina 119 vezes, com o texto original contra os bizantinos 80 vezes, e tanto com o texto bizantino e original 60 vezes. Há 69 leituras independentes ou distintivas nos Evangelhos. Embora os Evangelhos são um representante do texto-tipo cesariana, o restante dos livros do Novo Testamento neste códice é um representante do texto- bizantina na categoria V, o menor e menos importante no perfil de Aland.
História
Críticos textuais e paleógrafos como Johann Jakob Wettstein, Constantin von Tischendorf, Frederick Henry Ambrose Scrivener e Caspar René Gregory dataram o manuscrito para o século X. Henri Omont e Kirsopp Lake dataram para o século XII, e Dean Burgon para o século XIII. É datado pelo Instituto de Pesquisas e Provas do Novo Testamento para o século XII, porque a ocorrência freqüente de caracteres ampliados, arredondados e marcas de respiração, ligaduras parecem eliminar datas anteriores.
O manuscrito foi apresentado ao mosteiro dos Frades pelo cardeal Ragusio (1380-1443), general dos dominicanos. Foi usado por Desiderius Erasmus na primeira edição de seu Novum Testamentum (1516). Como resultado, algumas das suas leituras são encontradas no Texto Recebido (Textus Receptus). Erasmus usa este códice muito pouco, porque o seu texto era diferente de outros manuscritos com o qual não chegou a conhecer. Oecolampadius e Gerbelius (sub-editores do Erasmus) insistiram que ele usasse mais leituras deste códice na sua terceira edição. No entanto, de acordo com Erasmus o texto deste códice foi alterado a partir dos manuscritos latinos e tinha valor secundário. Desde 1559 ele foi mantido na Universidade de Basel, juntamente com Codex Basilensis e p Minúsculo 2 (GA).
O manuscrito tem sido citado em todas as edições críticas do grego do Novo Testamento e sistematicamente citados nas terceira e quarta edições editadas pela United Bible Societies (UBS 3 e UBS4) e 26 e 27 edições da Nestlé-Aland (NA26 e NA27). Em NA27, o códice é citado como testemunha de primeira ordem.