Manuscrito em pergaminho contendo lições dos Evangelhos do Novo Testamento escritas em grego no século X. Encontra-se atualmente na Biblioteca Nacional da França (Gr. 278), Paris, França.
Com mais informações da Wikipédia:
Lecionário 1 é designado pela sigla L1 (na numeração de Gregory-Aland). É um manuscrito grego do Novo Testamento, em folhas de pergaminho. Paleograficamente foi atribuído ao século X. Anteriormente era conhecido como Codex Colbertinus 700, em seguida, Codex Regius 278.
Descrição
O códice contém lições do Evangelho (Evangelistarium) com algumas lacunas. O texto é escrito em letras Unciais gregas em 265 folhas de pergaminho (30 cm por 24 cm), 2 colunas por página, 10 linhas por página, 7-9 letras por linha. Parte das lições do códice estava escrita em vermelho.
História
Anteriormente foi variadamente datada. Scrivener atribuiu a data ao século VIII, Henri Omont ao século XIV, Gregory ao século X. Nos dias de hoje é datada, por unanimidade, do século X.
O manuscrito pertenceu a Colbert. Foi examinado e descrito por Bernard de Montfaucon, Wettstein, Scholz, Paulin Martin e Henri Omont. CR Gregory viu o manuscrito em 1885. Foi adicionado à lista de manuscritos do Novo Testamento por Wettstein.
O manuscrito é esporadicamente citado nas edições críticas do grego do Novo Testamento da UBS (UBS 3). Não é citado em UBS4. O códice agora está localizado na Biblioteca Nacional da França (Gr. 278), Paris, França.